All fields are required.

Close Appointment form

A Dermatologia

Origem

A dermatologia tem suas origens nas doenças infecciosas, e sua prática já era descrita em livros milenares, como a Bíblia, através da hanseníase, uma doença primariamente cutânea e ainda muito frequente no Brasil.

A especialidade médica dermatológica foi considerada até o início do século XX como eminentemente clínica (dermatologia e sifilografia), com mais de 2.000 doenças descritas.

Nestas 2.000 doenças não estão somente as de origem infecciosa, mas também as alérgicas, inflamatórias, com alterações da cor, tumores benignos e malignos, doenças de pele típicas de crianças, gestantes, idosos e também síndromes congênitas e manifestações de doenças internas.

Na segunda metade do século 20, os avanços na compreensão das doenças de pele possibilitaram desenvolver técnicas cirúrgicas que permitiram desenvolver procedimentos mais precisos e adequados no tratamento de cistos, pintas, tumores benignos e malignos, além de exames como biopsias e transplante capilar: nasce a cirurgia dermatológica, que hoje é ensinada no currículo da Residência Médica em Dermatologia.

No início dos anos 80 a Dermatologia desenvolve, a partir da evolução da compreensão da pele a nível celular e molecular, duas grandes vertentes que revolucionaram a especialidade:

A dermatologia estética, também chamada de cosmiatria, que lida com a avaliação de problemas estéticos e manejo responsável de drogas (toxina botulínica, preenchedores, drogas tópicas e orais) e procedimentos (lasers e outras tecnologias), incluindo técnicas cirúrgicas.

A dermatologia diagnóstica, que lida com tecnologias de rastreamento precoce dos mais variados tipos de doenças de pele: de queda de cabelo ao câncer da pele, de alergias a infecções.

A Dermatologia hoje

A dermatologia é, mais do que nunca, uma especialidade ampla que cuida do maior órgão do corpo humano: a pele, reflexo da saúde e integridade orgânica, órgão de interação com o meio ambiente e primeira linha de defesa de todos agressores ambientais. É a especialidade médica que conhece todos as funções normais e características anormais que podem ocorrer na pele.

 A dermatologia é uma especialidade médica que exige, além dos 6 anos de Medicina, mais 3 anos de especialização em um dos serviços credenciados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A SBD é a única entidade reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) capaz de conferir o título de especialista para o dermatologista. Este título é constituído por provas sucessivas, teóricas e orais, que conferem o grau de conhecimento nesta especialidade tão importante, e, por isso, alvo de tantos mitos, modismos e de profissionais não certificados.

Para conhecer melhor nossa especialidade, acesse: www.sbd.org.br.

WhatsApp chat