All fields are required.

Close Appointment form

Acne da mulher adulta: entendendo as causas e tratamentos

  • Home
  • Acne da mulher adulta: entendendo as causas e tratamentos
Acne da mulher adulta: entendendo as causas e tratamentos
Acne da mulher adulta: entendendo as causas e tratamentos

A acne é um dos símbolos mais marcantes da adolescência. Em alguns casos, ela se estende até a fase adulta. Em outros, ela pode, surpreendentemente, surgir tardiamente, somente após os 25 anos, sobretudo em mulheres. É a acne da mulher adulta, causada, muitas vezes, por alterações ovarianas naturais do ciclo hormonal, mas que podem ser agravadas por fatores relacionados à dieta, estresse ou cosméticos inadequados ao tipo de pele.

Embora na teoria o problema seja o mesmo, na prática a acne da mulher adulta tem as suas próprias características. “Clinicamente, as lesões na fase adulta são mais profundas, doloridas e de evolução mais lenta, predominando sobretudo no terço inferior da face”, explica a Dra. Flávia Addor. Assim, ela pode dar um pouco mais de dor de cabeça.  “A evolução é mais crônica, as lesões são mais inflamatórias e não há tanta oleosidade”, completa.

Mais do que um abalo na autoestima, o surgimento da acne após os 25 anos pode indicar desequilíbrio hormonal causados ou não por estresse e até cistos no ovário. Por isso, é fundamental investigar a causa e procurar o tratamento adequado se o problema for mais sério. Como pode ter diferentes causas, o tratamento também pode variar, mas, em geral, ele é contínuo. Isso significa que quem tem acne adulta precisará sempre controlá-la. “O tratamento é perecido ao da acne do adolescente, mas guarda algumas diferenças. Primeiramente, as causas hormonais devem ser investigadas e tratadas, e os produtos devem ser mais anti-inflamatórios, sem uma remoção excessiva da oleosidade”, explica a doutora Flávia.

 

1
  • Compartilhe

Related Posts

WhatsApp chat