As manchas escuras no rosto podem surgir por vários fatores: exposição solar sem proteção, alterações hormonais, uso de cosméticos inadequados na pele ou até por conta de cicatrizes de acne. Para ajudar nesse problema e atenuar a pigmentação, a Niacinamida é um ingrediente que pode ser bastante vantajoso: além de clarear as manchas, o ativo ainda previne que outras apareçam ao longo do tempo.
Niacinamida pode ser encontrada em loções e cremes para rugas
Se você tem manchas escuras no rosto e pretende clarear essas regiões, pode ser a hora de começar a usar produtos anti-idade que contenham Niacinamida. De acordo com a dermatologista Flavia Addor, essa substância é derivada da vitamina B3, que ja é naturalmente produzida em nosso organismo. Ela consegue clarear as manchinhas através da regulação da produção de melanina – já que, em excesso, é a melanina que escurece a pele. “Como faz parte do metabolismo energético de varias células, incluindo as células da epiderme, a Niacinamida regulariza a transferência de melanina na epiderme, sendo, portanto, coadjuvante nos processos de pigmentação”, explicou a especialista.
Manchas de acne e melasma podem ser atenuadas com niacinamida
Além de clarear manchas do rosto, a Niacinamida também tem outros benefícios para quem gosta de cuidar da pele. De acordo com Flavia Addor, ela também ajuda a prevenir manchas de acne e regular a oleosidade da face. “É fundamental para o bom funcionamento das glândulas sebáceas, regularizando a oleosidade, e também tem ação antinflamatoria, reduzindo irritações”, explicou a dermatologista. Outro fator importante é que a Niacinamida tem alto poder hidratante, o que é ótimo para as peles secas ou mesmo para as oleosas, que podem hidratar a pele com um só produto. “Ela estimula a produção de ceramidas e proteínas que formam a barreira de proteção cutânea”, explicou.
Ativo pode ser combinado a outros ingredientes rejuvenescedores
Outra vantagem da Niacinamida é que ela pode ser combinada a outros ativos anti-idade, como Proxylane e o LHA, agilizando os resultados da pele. Geralmente, os cremes e as loções vêm com fator de proteção solar, que vai ajudar na prevenção do melasma e das manchas escuras de sol, além de impedir que a melanina se espalhe pelas células da pele. De acordo com a dermatologista Flavia Addor, a Niacinamida pode ser associada ativos como Vitamina C, ácido Kójico e ácido retinóico. Dessa forma, a pigmentação do rosto fica uniforme e extremamente hidratada, já que os cremes anti-idade combinam o alto poder de hidratação.