All fields are required.

Close Appointment form

Crises de herpes aumentam no verão

  • Home
  • Crises de herpes aumentam no verão
Crises de herpes aumentam no verão
Crises de herpes aumentam no verão

A infecção causada pelo vírus da herpes é mais comum do que se imagina: estima-se que cerca de 80% da população sofra com as bolinhas doloridas que surgem principalmente no verão. Apesar de não causar danos diretos à saúde, a herpes é uma doença que, além de não ter cura, afeta bastante a autoestima enquanto as lesões estiverem visíveis.

Mas como é possível a grande maioria da população ter esse vírus? “O vírus que causa o herpes labial é muito  contagioso e pode pode ser transmitido por contato direto ou contato com material contaminado”, explica a doutora Flávia Addor.

A doutora chama atenção para os sintomas das crises, que são facilmente reconhecíveis: pequenas bolhas e vermelhidão na região afetada. “Muitas vezes o paciente sente alguma ardência ou dor no local, até antes de aparecerem as lesões”, completa.

Segundo Flávia, o verão é a época mais provável para o surgimento das lesões. Isso porque a exposição solar constante deprime o sistema imunológico, que fica sem condições de combater o vírus. No caso de crises, a doutora Flávia faz suas recomendações: “Evitar traumas, proteja-se do sol e aplique protetores labiais.  Se as lesões ficarem muito inflamadas ou demorarem a desaparecer, o melhor é procurar um dermatologista. Surtos frequentes também devem ser investigados, pois podem ser devido a uma queda da imunidade.”

O tratamento é feito com antivirais orais após a consulta com o médico dermatologista para obtenção do diagnóstico correto. Cremes antivirais não trazem benefícios adicionais. Apesar de não ter cura, as crises de herpes podem ser menos frequentes em pessoas que têm um sistema imunológico forte, através de uma alimentação e um estilo de vida saudável, com menos estresse emocional.

 

  • Compartilhe

Related Posts

WhatsApp chat