Com a chegada do outono, começamos a sentir algumas diferenças na pele e nos cabelos, principalmente em decorrência das temperaturas mais baixas. É normal que o rosto, os braços e as pernas, principalmente, mostrem sinais de ressecamento. Nessa estação, várias doenças de pele tendem a piorar, como psoríase, dermatite seborreica e dermatite atópica. Por isso, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados.
No outono, os dias costumam ser mais curtos, mas o uso do protetor solar ainda é fundamental. Mesmo em dias nublados ou frios, a radiação solar pode ser forte e, se a pele não estiver devidamente protegida, pode sofrer danos graves e até desenvolver câncer de pele.
Como a tendência da pele é ficar mais ressecada no outono, cremes hidratante se tornam bons aliados, mas é essencial também beber bastante líquido.
Além da pele, o cabelo pode sofrer danos. A queda de cabelo (alopecia) é um dos motivos que mais levam pessoas ao consultório do dermatologista, e com alguns cuidados básicos é possível evitar que isso aconteça. Evite tomar banho com água muito quente e use shampoo adequado para o seu tipo de cabelo. Também é recomendável não dormir com cabelo molhado ou preso. Isso pode piorar as doenças do couro cabeludo e desencadear alopécia.