É importante estarmos sempre atentos às tendências e aos novos hábitos e como eles influenciam nossa saúde. Por isso chama atenção este artigo de revisão, cujo objetivo foi verificar as manifestações cutâneas associadas ao crescente uso de cigarros eletrônicos e aumentar a conscientização sobre os riscos dessa epidemia de saúde pública, que vem apresentando rápida expansão.
Foi realizada uma seleção de artigos científicos publicados abordando os efeitos dos cigarros eletrônicos, tanto na pele como em mucosas. Os resultados apontaram para a associação entre o uso de cigarros eletrônicos e os casos de dermatite de contato, queimaduras e lesões da mucosa oral.
Os autores concluíram que, embora os artigos avaliados não sejam estudos propriamente ditos e sim levantamentos dentre usuários, os cigarros eletrônicos podem ser responsáveis por diversas condições dermatológicas.
Visconti MJ, Ashack KA. Dermatologic manifestations associated with electronic cigarette use. J Am Acad Dermatol. 2019 Apr 6. pii: S0190-9622(19)30541-9. doi: 10.1016/j.jaad.2019.03.088.
Para ler o artigo, clique aqui.