A acne é um dos problemas de pele mais comuns no Brasil, mas engana-se quem pensa que os cravos e as espinhas só aparecem na puberdade ou em decorrência da exposição solar excessiva. Uma das formas de desenvolver o quadro é a partir do uso de cosméticos, que reagem na pele provocando as temidas características da doença.
Entenda o que é a acne cosmética e por que ela acontece
Segundo a dermatologista Flávia Addor, a acne cosmética é considerada uma dermatite irritativa e suas lesões possuem características acneicas. “Estes casos acometem, sobretudo, pessoas que já possuem predisposição à acne, como pacientes com pele oleosa ou antecedentes com algum grau de acne. É mais difícil que alguém de pele seca tenha acne cosmética”, explicou.
Saiba como tratar e prevenir a pele da acne cosmética
De acordo com a especialista, o tratamento não deve ser deixado de lado. “Quando estamos diante da acne cosmética é possível regredir o quadro totalmente, por isso é importante buscar ajuda de um profissional”, esclareceu, especificando que, para o tratamento podem ser usados produtos para acne ou, quando muito inflamatório, medicamentos para dermatites.
Para quem possui a pele acneica ou muito oleosa, a dica da dermatologista é apostar em produtos não comedogênicos, que não causam cravos, ou não acnogênicos, que evitam a formação da acne. “Também é interessante para esses pacientes buscar produtos mais leves, com seruns e loções, e que sejam os livres de óleo”, indicou.
Limpar os pincéis é importante para evitar infecções
Os pincéis usados para aplicação de maquiagem na pele podem acumular produtos e bactérias, por isso é importante manter os instrumentos sempre limpos. “Usar os aplicadores sujos não desenvolve a acne cosmética, porém é um risco para infecções, que podem ser parecidas clinicamente”, disse. Mantenha seus pincéis limpinhos para melhor performance do make e buscando beneficiar sua pele!