As olheiras deixam a aparência cansada e provocam incômodo em muita gente, chegando até mesmo a afetar a autoestima. Com as mais diferentes causas, podem piorar com mais frequência após noites maldormidas ou mesmo devido ao processo de envelhecimento.
Caracterizadas primordialmente por manchas escuras que surgem ao redor dos olhos, acometem homens e mulheres de qualquer idade, sendo mais frequentes no público feminino devido às alterações hormonais.
Tipos de olheiras
As olheiras podem ter diferentes características:
– Anatômicas
De coloração escurecida, resultam da falta de volume na região ocular, deixando o “olho fundo”. Comuns devido ao processo de envelhecimento ou emagrecimento, ou mesmo por motivos genéticos/étnicos.
– Vasculares
De tom arroxeado, azulado ou avermelhado, são causadas por um distúrbio na circulação do sangue e, como resultado, podem deixar a região inchada. São mais comuns em pessoas que têm a pele muito fina e clara. Por exemplo, podem surgir em crianças.
– Pigmentares
O aumento de melanina (o pigmento que colore a pele) na região abaixo dos olhos é sua principal causa, deixando a pele com diferentes tons de marrom, como uma mancha de melasma.
– Mistas
Quando envolvem todas as características citadas acima.
Escolhendo o tratamento correto
Com o intuito de disfarçar o problema, alguns tratamentos caseiros podem ajudar – como usar sachês de chá de camomila gelados, que reduzem o inchaço na região (principalmente no caso das olheiras vasculares).
Hábitos como reduzir o consumo de álcool e de sal (o álcool e o sódio são responsáveis pela retenção de líquidos, originando as “bolsas” abaixo dos olhos), manter a pele bem hidratada e usar cremes específicos para a região dos olhos antes de dormir podem ajudar. Clique aqui e veja como a alimentação pode influenciar nas olheiras.
Do ponto de vista médico, conta-se com: lasers, preenchimentos com ácido hialurônico, luz intensa pulsada, radiofrequência e peelings químicos também podem suavizar os sinais.
Converse com seu dermatologista, que avaliará seu caso e indicará o melhor tratamento.
Quer saber mais sobre os cuidados com a sua pele? Confira aqui alguns segredos da Dra. Flávia Addor para manter a pele bonita!