Por um bom tempo, você precisou conviver com uma espinha bem desagradável no rosto. Após alguns dias, a lesão acabou sumindo, mas não demorou muito para a acne aparecer no mesmo lugar e ainda mais incômoda. Afinal de contas, por que isso acontece? Existe um motivo específico para essa inflamação surgir no mesmo local?
Por que uma lesão de acne aparece no mesmo lugar?
De acordo com a médica, “existem áreas na pele que têm uma predisposição maior à acne. Nela, milhares de folículos pilossebáceos microscópicos estão prestes a formar as lesões, que podem ser vizinhas umas das outras, dando essa percepção que a espinha apareceu no mesmo lugar”, esclareceu. Entretanto, se a lesão apenas amenizou, pode voltar a inflamar novamente em casos de oscilações hormonais durante o ciclo menstrual, por exemplo, ou se a espinha for manipulada. Além disso, as lesões mais profundas possuem um grau maior de inflamação e podem ter uma melhora parcial, piorando logo em seguida.
Qual é a melhor forma de tratar as espinhas sem correr o risco da lesão retornar?
Se você não quer ganhar uma nova espinha no mesmo lugar, a Dra. Flávia indica alguns cuidados bem simples: “Em primeiro lugar, não manipule a lesão (não “cutuque” ou tente espremer). Além disso, é essencial tratar o problema com medicação adequada – indicada pelo seu dermatologista”, explicou. Não arrisque comprar produtos desconhecidos ou recomendados por alguma amiga. Lembre-se de que sua pele possui características únicas, o que significa que o seu tratamento será diferente.
A importância de usar produtos antiacne e antimanchas no tratamento das lesões de espinhas
Segundo a dermatologista, “seja para qualquer tipo ou grau de acne, o uso de dermocosméticos específicos são sempre as melhores opções, pois limpam adequadamente sem agredir a pele e auxiliam no efeito das medicações”. Ativos derivados de beta-hidroxiácidos, como o ácido salicílico e o LHA, junto com a niacinamida, que podem ter um efeito anti-inflamatório, são algumas indicações para evitar acne e manchas de espinhas na pele.
Para saber qual é o melhor produto em meio a tantas opções, o ideal é sempre consultar um dermatologista.