Fonte: Blog Mãe de Tween – Jornal O Globo
Eles vão crescendo e a quantidade de itens do banheiro começa a aumentar: creme para desembaraçar os cabelos, gel, perfume, hidratante, um batom ou esmalte ainda clarinho… Ok, nem sempre tão clarinho, é verdade. Fato é que os produtos de beleza passam a fazer parte da pré-adolescência. Há um tempo li uma pesquisa que
mostrava que 80% dos tweens de 9 a 11 anos nos Estados Unidos consomem produtos de beleza rotineiramente. Aos 12, segundo o estudo, 54% das meninas usam rímel, sombra e delineador! E tem mais: 45% usam base e 30%, blush. Com os meninos, a história não é muito diferente: 69% dos garotos de 9 a 17 anos também consomem itens de beleza (e aqui não entram produtos de higiene, como shampoo) – 41% dos meninos de 12 anos usam produtos para os lábios e 42% não saem de casa sem perfume. Mas se maquiagem e perfumaria são desnecessários, outros itens de higiene passam a ser quase urgentes. É o caso do desodorante. Entre os 10 e 12 anos, quando a puberdade começa a dar seus sinais, é natural que a transpiração aumente e aí, em alguns casos, evitar o odor do suor passa a ser preciso. Mas qual a melhor forma de fazer isso? Conversei com a dermatologista Flávia Addor, mestre pela USP e com pós-graduação na Universidade de Bruxelas, para orientar os pais:
Por que o suor começa a ter cheiro a partir de certa idade?
A partir da puberdade, há a ativação de glândulas sudoríparas diferenciadas, as glândulas apócrinas, que secretam um suor mais viscoso, que contém lipídeos e proteínas, e tem um odor característico. Este odor pode ser mais intenso (ou desconfortável) quando existe a proliferação de microorganismos no local, o que se torna mais comum devido à esta secreção.
E pré-adolescentes de 10, 12 anos podem usar desodorantes?
Dificilmente acha-se no mercado produtos que sejam unicamente para perfumar, ou seja, desodorantes propriamente ditos. A maioria é de produtos antiperspirantes, aqueles que contêm ativos para inibir a secreção sudoral. Daí, o que varia é a duração e potência do efeito, de acordo com a concentração dos ativos e sua associação (sais de alumínio, e de zircônio são os mais usados). Não há dados de segurança de uso de antiperspirantes em crianças, por isso a recomendação é não usá-los.
Então, como controlar o odor?
A higiene local no banho é fundamental para evitar o mal cheiro. Se o odor está muito forte ou a secreção é excessiva ( bromidrose ou hiperidrose, respectivamente) pode ser importante procurar um dermatologista para investigar problemas metabólicos, hormonais ou mesmo tratar a contaminação local. Remédios caseiros podem levar a irritações e obstrução folicular.
Mas há várias receitas de desodorantes caseiros para pré-adolescentes usando leite de magnésia. Ele pode ser usado?
O leite de magnésia é sim usado pois seca a região, mas não atua diretamente na secreção de suor e, como não foi desenvolvido para isso, não é uma alternativa com segurança determinada, podendo levar a irritação. Por isso, o ideal é procurar saber primeiro por que está suando e, então, determinar o tratamento adequado. Há várias possibilidades: fórmulas, medicações orais, toxina botulínica , aparelhos que invertem as cargas elétricas das glândulas – a escolha depende de fatores como idade do paciente, intensidade da transpiração, fatores estimulantes e doenças eventualmente associadas.