All fields are required.

Close Appointment form

Verão aumenta casos de micose nas unhas

  • Home
  • Verão aumenta casos de micose nas unhas
Verão aumenta casos de micose nas unhas
Verão aumenta casos de micose nas unhas

O verão de um país tropical como o Brasil, quente e chuvoso, é o ambiente ideal para a proliferação de fungos que causam a micose. O uso prolongado de sapatos fechados e roupas molhadas são os hábitos que mais causam a aparição da micose, uma doença que atinge a pele, o couro cabeludo e as unhas.

Segundo a Dra. Flávia Addor, a micose nas unhas, a onicomicose, acontece principalmente por causa do hábito de remoção das cutículas. ” A unha seria uma proteção natural, mas com o a remoção da cutícula, a instalação do fungo fica facilitada”, explica.

Nas fases iniciais, os sintomas são praticamente imperceptíveis e não há dor. Mas, com o avanço da proliferação, é possível notar, principalmente na borda ou na área lateral da unha, uma aparência de descolamento, muitas vezes com amarelamento, ou até com outros tons, como esverdeado ou acastanhado.

O diagnóstico é feito pela análise clínica do dermatologista, e, segundo a Dra. Flávia, algumas vezes pode ser necessário um exame para a investigação dos fungos caso haja dúvida no diagnóstico. “Parece simples, mas a onicomicose pode ser confundida com outras doenças de unhas como a psoríase, líquen plano, deformações traumáticas… e pode haver a sobreposição de quadros também.”

Se não houver tratamento, a área vai crescendo – e pode haver espessamento da unha, com dor local.  “Além de ser um foco de infecção para outras áreas do corpo, a onicomicose pode favorecer a instalação de outros micro-organismos em suas fases mais avançadas, principalmente pessoas com imunodepressão, como diabéticos e idosos”, alerta a dermatologista.

No geral, o tratamento costuma ser feito com medicações tópicas antimicóticas em esmalte, mas, dependendo da gravidade do caso, medicações orais e até mesmo o laser podem ser necessários. “A retirada da unha não é indicada, uma vez que a infecção não é combatida e a unha nova será contaminada”, explica Flávia.

Cuidados básicos, se tomados, podem evitar as micoses. Mantenha os pés secos, limpos, as unhas aparadas (mas sem exageros), evite traumas nas unhas e sapatos apertados etc. Além disso, evite a remoção de cutículas, que podem causar traumas e sangramento. Ao notar quaisquer sintomas, procure o dermatologista!

 

 

 

2
  • Compartilhe

Related Posts

WhatsApp chat