All fields are required.

Close Appointment form

Vitamina D: quais os benefícios para a sua pele?

  • Home
  • Vitamina D: quais os benefícios para a sua pele?
Vitamina D: quais os benefícios para a sua pele?
Vitamina D: quais os benefícios para a sua pele?

Muito se sabe da importância da vitamina D para a saúde dos ossos. Mas você sabe quais os benefícios que ela traz para a sua pele? Segundo a Dra. Flávia Addor, estudos vêm comprovando, cada vez mais, as melhorias que esta vitamina traz tanto para o aspecto da pele quanto para tratamento coadjuvante de doenças como a psoríase. “A vitamina D, além de ser sintetizada na epiderme com a presença do sol, também tem papel importante na regulação da proliferação das células da epiderme, sendo muito importante em doenças como a psoríase e a dermatite atópica”, explica.

Muito além dos ossos

A vitamina D é de enorme importância para o corpo humano. Ela é essencial para a integridade do tecido ósseo, pois melhora a absorção do cálcio, previne alguns tipos de câncer, combate os sintomas da depressão e fortalece o sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, como a psoríase. A principal fonte dessa vitamina é a exposição solar, pois os raios ultravioletas B (UVB) são os responsáveis pela síntese dessa vitamina. Porém, também é possível encontrá-la em alguns alimentos, como peixes gordos, embora somente com a alimentação não seja possível obter a quantidade de vitamina necessária para o corpo. Por isso, recomenda-se a exposição diária de 15 a 20 minutos de sol por dia sem o uso de filtro solar.

Sem filtro solar?

De acordo com a Dra. Flávia, qualquer protetor solar com FPS acima de 8 já bloqueia a ação dos raios UVB, justamente os responsáveis pela síntese da vitamina. Por isso, pessoas de pele muito branca e os que têm histórico de câncer de pele devem optar por um caminho diferente: a suplementação. “Somente com a alimentação não conseguimos a quantidade adequada”, explica a dermatologista. Por outro lado, peles negras, por conta da maior resistência ao sol, precisam de um maior tempo de exposição para que consigam a quantidade suficiente da vitamina.

Deficiência

A principal deficiência da vitamina no organismo é sentida logo nos ossos, que ficam fracos, podendo ficar deformados. São doenças conhecidas, por exemplo, como raquitismo na criança e osteoporose no adulto. Os efeitos na pele, conforme a Dra. Flávia, tem sido detectada por estudos recentes que apontam relação entre a deficiência da vitamina D e a queda de cabelo causada por distúrbios na proliferação dos queratinócitos, células responsáveis pela força e crescimento dos fios.

 

 

  • Compartilhe

Related Posts

WhatsApp chat